Instalação elétrica. A importância de fazer um bom projeto.

As instalações elétricas estão sempre presentes no nosso dia a dia. Isso porque elas se encontram em nossas casas, em comércios, em indústrias e em todos os lugares onde há algum equipamento que necessite de eletricidade. Assim, por se tratar de um sistema imprescindível, as instalações elétricas merecem todo o cuidado possível.


A instalação elétrica é, basicamente, um conjunto de equipamentos que torna possível a distribuição de energia em uma edificação. O sistema da instalação é constituído por fios, cabos, relógios de medição, e outros acessórios que juntos formam uma ponte entre a fonte geradora de energia e as cargas elétricas.


As instalações elétricas não são padronizadas, elas variam de acordo com as necessidades de cada local. No caso de instalações para grandes comércios e indústrias, esse sistema é muito mais complexo e abrangente, uma vez que são utilizados diversos sistemas de medição, a fim de controlar o consumo de energia em todas as fases da produção.


O que é um projeto elétrico?


Um projeto elétrico é uma previsão escrita da instalação, com todos os seus detalhes. No projeto consta a localização dos pontos de energia elétrica, comandos, trajeto dos condutores, divisão dos circuitos, a carga de cada circuito, os memoriais de cálculo, as listas de materiais, entre outros itens.


O projeto elétrico é imprescindível em uma obra. Ele é criado visando a segurança das instalações, a economia de recursos, e ainda o dimensionamento correto e personalizado para as necessidades que cada edificação.


Uma instalação mal elaborada pode resultar em um aumento considerável do consumo, além de aumentar os riscos de acidentes. Por isso é importante a realização de um bom projeto para garantir a segurança e economia no sistema.


Com um projeto elétrico você tem a garantia de que tudo foi planejado, assim a estrutura elétrica da empresa está em conformidade com o projeto da obra. Ter tudo isso detalhado e documentado é fundamental caso necessite de alguma manutenção futura.


Em nosso próximo blog vamos dar ótimas dicas de como escolher com segurança uma empresa para realizar o projeto, instalação e manutenção elétrica para sua empresa.