O que é um Centro de Medição Elétrica?

O centro de medição elétrica de uma edificação pode ser considerado o local mais importante de um sistema elétrico predial, afinal a eletricidade é um dos recursos mais utilizados pela indústria, por isso o acompanhamento através da medição de energia é fundamental.


O centro de medição elétrica, também denominado entrada de energia, é um equipamento utilizado para a recepção e leitura do consumo de eletricidade nos estabelecimentos. No centro de medição ocorre o recebimento da energia elétrica da concessionária que é tarifada pelos relógios de medição e distribuída por ramais auxiliares para alimentação dos equipamentos.


Os centros de medição de energia elétrica são formados por caixas metálicas ou de policarbonato onde ficam localizados os relógios medidores (analógicos ou digitais) da concessionária de energia da região onde o estabelecimento se encontra.


Cada concessionária de energia possui padrões específicos para a instalação e medição. No geral, estes equipamentos possuem cabos de entradas e saídas de energia e, sendo assim, monitoram todo o gasto mensal de cada unidade consumidora.


A importância da medição de energia elétrica na indústria

Segundo dados de diversas instituições, a energia elétrica é responsável por mais de 40% dos custos na produção industrial do país. Então fica evidente que uma indústria precisa controlar seus gastos com eletricidade para garantir a economia desse recurso.


Uma das formas de controlar melhor os gastos com energia é sempre manter o centro de medição elétrica em perfeitas condições. Desta forma o equipamento deve fazer a recepção e aferição do consumo de forma correta.


Uma boa manutenção periódica do sistema também pode evitar falhas em seus componentes e superaquecimento nos cabos e fios. Estes defeitos podem causar acidentes, curtos-circuitos e incêndios. Lembrando que a manutenção sempre deve ser realizada por uma empresa ou profissional autorizado e capacitado.