Os benefícios da eficiência energética

Eficiência energética é uma estratégia que busca otimizar o consumo de energia para redução de custos em empresas, trazendo economia, maior competitividade e rentabilidade.



Eficiência energética é produzir mais ou a mesma coisa tendo um gasto de energia menor, sendo assim é um dos principais procedimentos para tornar um negócio mais competitivo e rentável, já que a redução de custos operacionais é um dos seus principais benefícios.


A importância da eficiência energética nas empresas

Redução de custos, economia, eficiência operacional, maior rentabilidade e competitividade são vantagens palpáveis e desejáveis para qualquer gestor.

Mas as vantagens de empresas e indústrias reduzirem o consumo de energia em suas operações não param aí. Este processo visa também proporcionar um menor impacto ambiental, oferecendo produtos e serviços mais baratos para os consumidores e menor investimento público na expansão da matriz energética. São benefícios expressivos, que vão ao encontro de uma busca planetária por modelos mais sustentáveis de negócio.

Assim, a eficiência energética não interessa apenas às empresas, mas também a toda sociedade brasileira.


Eficiência energética no varejo e na indústria

A despesa com energia elétrica equivale de 1 a 2% do faturamento dos estabelecimentos, segundo a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo. Em shoppings e supermercados, perde apenas para a folha de pagamentos.

Em alguns segmentos da indústria, a energia pode representar mais de 40% dos custos de produção. Ela é o principal insumo em quase 80% das indústrias, segundo a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro.

Algumas ações e estratégias são comuns às organizações em geral, mas um planejamento assertivo dependerá de um autoconhecimento sobre o perfil de consumo de cada negócio, afinal não há um sistema pronto a seguir neste processo.

Queremos reforçar que você precisa saber onde e como a sua empresa gasta energia, quais são os gargalos em seus processos e quais são os comportamentos que acarretam desperdício na sua organização, para poder assim identificar os pontos de ineficiência e as oportunidades de melhoria do seu negócio. Só assim é possível traçar as estratégias mais eficazes para de fato ter eficiência energética e todos os benefícios que ela pode oferecer.

De forma geral, podemos dizer que as formas de se ter eficiência energética envolvem a tecnologia nos equipamentos e controle de consumo.


Comportamento sustentável

A eficiência energética é diretamente influenciada pela cultura organizacional e pelos hábitos e comportamentos das equipes. Ações direcionadas a mudar comportamentos, para melhor, também fazem parte de um projeto de eficiência energética. Elas podem ir desde iniciativas simples, como campanhas de conscientização, até ações mais complexas, como treinamentos para o uso adequado de equipamentos, substituição de máquinas e mudanças em procedimentos para otimizar o gasto de energia nas atividades desenvolvidas.

A eficiência energética garante, sem riscos, economia, alta performance, maior competitividade e rentabilidade. É uma tendência mundial que busca uma relação mais responsável e sustentável com a energia. Empresas que trilham esse caminho abrem novas oportunidades de investimentos e resultados e participam diretamente de uma transformação que beneficia de forma relevante toda a sociedade e as futuras gerações.