Porque a manutenção elétrica preventiva é importante?


Isso é inquestionável: A manutenção elétrica preventiva é fundamental para garantir o bom funcionamento de painéis, máquinas e equipamentos industriais. Por meio dela, pode-se detectar problemas com antecedência, evitando o mau funcionamento, paralização da produção e gastos excedentes de energia. Pode-se evitar também o mais importante: a prevenção de acidentes que podem colocar em risco a integridade física de todos os funcionários, colaboradores e clientes da empresa.


A manutenção elétrica preventiva não garante somente que as instalações industriais sejam preservadas, como também gera diversos benefícios para todos os envolvidos. Quando reparos preventivos são realizados, são evitados problemas elétricos que podem se tornar graves entraves para os processos de produção, o que pode atingir em cheio a lucratividade da empresa e a segurança de todos os envolvidos.


Uma boa manutenção elétrica preventiva evita gastos desnecessários com consertos de urgência. Uma paralização dos equipamentos de forma repentina, em pleno horário comercial ou mesmo durante os turnos de produção, pode gerar uma reação em cadeia, paralisando toda a indústria, causando grandes prejuízos financeiros.

Mesmo pequenos problemas elétricos podem se tornar uma grande complicação aos gestores se não forem identificados a tempo, levando a reparos de emergência, que são sempre mais caros.


Para realizar esta manutenção, um bom planejamento é fundamental. Ele deve contar com um plano de ação para os eletricistas da empresa (ou terceirizados), que devem fazer um levantamento das instalações elétricas e a divisão dos riscos envolvidos de todos os equipamentos. Inspeções de rotina e testes de elétrica devem ser realizados em uma base regular, garantindo que todos os equipamentos da planta industrial estejam sendo constantemente verificados, seja para prevenir falhas ou para corrigi-las a tempo.


Para realizar a manutenção elétrica preventiva em sua empresa é necessário recorrer a profissionais capacitados para este tipo de serviço. Eles devem estar treinados e cientes de todas as normas de segurança vigentes, além de estarem devidamente equipados com os itens de segurança necessários (EPIs).

O que é bom para a empresa e para todos os colaboradores é que o objetivo da manutenção elétrica preventiva é que tudo esteja funcionando na mais perfeita ordem. Isso proporciona tranquilidade e segurança para todos. Como já dizia aquele velho ditado que se aplica perfeitamente a este tema: "prevenir é melhor do que remediar".